A liderança da Globo, mantida há anos em todo o território nacional, se confirmou mais uma vez no Rio de Janeiro. A emissora carioca, que já contava com a primeira colocação com ampla folga, foi a única a subir comparando os dados de fevereiro de 2011 com os de 2012.
Considerando a média dia avaliada pelo Ibope, que é de 7h às 24h, a Globo saltou de 15,7 pontos para 17,19. A boa aceitação de “Fina Estampa”, em seu penúltimo mês – contra o segundo de “Insensato Coração” – foi um dos fatores que impulsionou a grade global e fez com que o resultado crescesse 9% em relação ao mesmo período do ano passado.
Ao mesmo tempo que a Globo cresceu no Rio de Janeiro, as concorrentes fizeram o caminho inverso. Record, SBT, Band e RedeTV! perderam audiência neste mesmo período.
A RedeTV! liderou esta queda e perdeu 21% do seu Ibope. Tal número indica que, de cada cinco televisores sintonizados no canal em fevereiro de 2011, um o abandonou neste mês. A média, que era de 1,05 ponto, caiu para 0,83.
A Record teve a segunda maior perda: 7%. A audiência média, que era de 7,28 pontos, foi para 6,76. Mesmo com os bons números de “Rei Davi”, que são superiores aos de “Sansão e Dalila” e o fato de agora a emissora ter duas novelas na grade contra uma no ano passado não contribuíram para uma melhora.
O SBT e a Band também perderam audiência, mas de forma menos significativa. A emissora de Silvio Santos caiu 2%, indo de 6,76 para 5,80 pontos. Já a Band encolheu 3%, de 1,64 para 1,59.