Confira a entrevista exclusiva que a rica Val Marchiori nos concedeu:
TV TOTAL – Vamos começar com algumas 'rapidinhas', para traçarmos o perfil da nossa entrevistada.
· Um defeito: Sinceridade
· Uma qualidade: Alegria de viver
· Um sonho de consumo a realizar: Falta algum?
· Um homem bonito: Brad Pitt
· Uma mulher bonita: Angelina Jolie
· Um apresentador de TV: Silvio Santos
· Uma apresentadora de TV: Hebe Camargo
· Uma emissora de TV: Todas
· Um medo: Solidão
· Uma saudade: Infância
· Um lugar: Angra dos Reis
· Um cantor: Paulo Ricardo
· Uma cantora: Ivete Sangalo
TV TOTAL - Val, nós sabemos que a sua carreira na televisão começou antes do reality “Mulheres Ricas”, da Band. Mas é fato que você conquistou o grande público a partir da participação no programa. Você esperava que a repercussão fosse tão grande?
Val - Claro que não! Foi uma grata surpresa. Adorei!
TV TOTAL - Como era o seu relacionamento por trás das câmeras com Brunete Fraccaroli, Débora Rodrigues, Lydia Sayeg e Narcisa Tamborindeguy, que também participaram do programa? Com qual delas você mais se identificava?
Val - Nunca fomos amigas, o que é natural, amizade é algo que se constrói com o tempo. Mas tínhamos uma convivência pacífica e muito carinhosa. Gosto de todas elas, nada contra qualquer uma, mas quero continuar me relacionando e estabelecer uma boa relação de amizade com a Lydia.
TV TOTAL - A que você atribui o seu destaque entre as cinco, já que você é a mais requisitada, televisivamente falando, entre as ex-participantes? Você concorda que acabou se tornando maior que o reality em si?
Val - Na verdade, sou o que a maioria das pessoas deseja ser “linda, alta, loura, magra e rica”, mas sou também muito autêntica, tenho o coração muito perto da boca, então falo o que penso. Daí as pessoas sabem que quando gosto e digo que gosto é de verdade! Daí tanto carinho e admiração! Quem me dera, o reality me deu projeção, mas ainda é maior que eu, tanto que eu adoraria participar da segunda edição.
TV TOTAL - Há rumores de que a Band planeja uma nova edição de “Mulheres Ricas” para 2013. Você toparia uma nova participação?
Val - Sem dúvida, torço para que eles me convidem, adorei fazer o programa, quero fazer de novo!
Sobre o seu futuro na Televisão:
TV TOTAL – Passado o reality, você apareceu em outros programas, inclusive de outras emissoras, onde a resposta do público também foi muito boa. Sobre o seu futuro na tevê, o que você gostaria de fazer? Que tipo de programa mais lhe atrai?
Val - Descobri, após toda essa projeção que adoro televisão, adoraria ter um futuro na TV, fazer um programa de auditório, com entrevistas, repostas ao público, desfiles, informações úteis e fúteis (ninguém é de ferro), enfim, tudo, menos fofoca barata.
O segredo do sucesso:
TV TOTAL – Você nasceu longe dessa atmosfera glamourosa e, no entanto, conseguiu subir na vida. O que você pode dizer, até mesmo a título de incentivo, aos milhares de brasileiros que buscam a ascensão social que você conseguiu?
Val - Há uma frase celebre de Walt Disney que reflete o que acredito: “If you can dream it, you can do it.” Eu fiz. Não há limites para a realização de sonhos, se você pode sonhar, pode realizar, basta que você planeje, projete, realize e seu sonho dependa só de você. Eu consegui, todos podem conseguir!
Desigualdades sociais:
TV TOTAL – Qual é a pior coisa de ser uma mulher rica em um país tão desigual como o Brasil?
Val - A desigualdade. Recebo inúmeras mensagens me pedindo ajuda, adoraria atender a todos, não tenho como. Isso me entristece, mas infelizmente não é minha culpa. Eu sou cidadã, pagadora de impostos, me desaponta ver que tudo que pago é desviado pela corrupção, quando deveria ser investido em políticas sociais.
Carreira política?
TV TOTAL – Embora estejamos avançando no combate à pobreza, ainda há muito que fazer. Você se interessa por política? Você toparia se candidatar a algum cargo público?
Val - Claro que me interesso por política, sou cidadã, empregadora, consumidora e mãe. Quero um país melhor para todos. Quanto a me candidatar a um cargo público, é algo que deve ser muito avaliado, pois posso ser apenas mais uma e frustrar-me por não conseguir implementar o que desejo para todos.
Sobre a qualidade das produções de TV:
TV TOTAL – Ainda falando em desigualdades sociais, nota-se uma crescente inclinação das produções televisivas para a chamada ‘classe C’. Inclinação esta que vem recebendo muitas críticas. Você acha que é possível dialogar com todas as classes sociais, sem ‘baixar o nível’, em um mesmo produto? Ou concorda com essa estratificação?
Val - Entendo que a classe “C” só não tem acesso à dinheiro e cultura, mas é tão inteligente quanto as demais. Não critico o desenvolvimento de produções para qualquer classe, entendo apenas que elas merecem o mesmo conteúdo, respeito e tratamento. Quem disse que os mais simples gostam de “nível baixo”? Esta é uma ideia equivocada daqueles que acreditam conhece-los.
TV TOTAL – Você está preparando uma autobiografia. De onde surgiu a ideia e como estão os preparativos? Há previsão de lançamento?
Val - Entendo que tenho uma história linda para contar, sou alguém que saiu do nada e realizou todos os seus sonhos, meu exemplo, garra e boa vontade auxiliarão muita gente. Com relação aos preparativos, estou em estudo e ainda não há data para o lançamento.
TV TOTAL – Como todos sabem o TV TOTAL é um blog produzido na Bahia, mas com conteúdo a nível nacional. Então a gente não poderia deixar de citar que você participou do Carnaval de Salvador este ano. E ai? O que você achou da festa em si e do povo baiano? Pretende repetir a visita?
Val - Adorei, fui extremamente bem recebida, o povo baiano é uma delícia, extremamente carinhoso e caloroso, pretendo não, já retornei, em outros eventos e pretendo estar aí quantas vezes for convidada.
E o público gay?
TV TOTAL – Ainda em Salvador, você teve um ‘termômetro’ do carinho do público gay. Como você explica essa identificação? E o que você acha da homofobia?
Val - Eles reconhecem o sentimento de alguém que realmente lhes respeita e quer bem, daí este carinho. Com relação à homofobia, é preciso que as pessoas entendam que a orientação sexual não é uma escolha, é um fato. Todos devem ser respeitados, têm direitos e obrigações como todas as pessoas, são cidadãos, pagadores de impostos, geradores de riqueza e emprego. Os homofóbicos que me perdoem, mas eles é quem têm um problema, pois não são capazes de aceitar e respeitar o diferente!
TV TOTAL – Pra encerrar esta entrevista luxuosa, faremos um ‘bate-volta’. Vamos lhe apresentar um nome e você atribui uma palavra a ele.
· Silvio Santos: Empreendedor
· Hebe Camargo: Televisão
· Celso Portioli: Alegria
· Rede Globo: Sonho
· Fabíola Reipert: Frustração
· Ana Hickman: Sucesso
· Ratinho: Graça
· Band: Adoro
· Dilma Rousseff: Esperança
· Casamento: Mistério
· Amaury Jr.: Amizade
Entrevista realizada com exclusividade por Lerroy Tomaz (@lerroyt) para o TV TOTAL.
O Blog TV TOTAL agradece pela honrosa entrevista concedida e pela atenção que nos foi dada desde o primeiro contato. Nossos sinceros agradecimentos à Val Marchiori e Raquel Nincao, sua gentil assessora.