Casemiro Gomes Cardoso Neto, ou simplesmente Casemiro Neto, nasceu em Vitória da Conquista, na Bahia, em 10 de junho de 1959. Formado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia, ele começou a carreira na televisão como repórter cultural da TV Itapoan (afiliada da Record na Bahia).
Depois de passar pela TV Itapoan, Casemiro ajudou a fundar a TV Educativa, atuando como apresentador, repórter, chefe de reportagem, produtor e editor. Com esse currículo rico, não demorou muito para que ele despertasse o interesse dos diretores da TV Bahia (afiliada da Rede Globo), pela qual foi contratado e permaneceu por quase 20 anos. Atuou como editor, repórter e apresentador.
Com credibilidade e sucesso, Casemiro apresentava um dos principais telejornais da emissora quando anunciou sua ida para a TV Aratu (afiliada do SBT). O que o fez trocar o certo pelo “duvidoso”? O próprio apresentador, que não suporta hipocrisia, atribui a troca de emissora à proposta financeira e ao desafio de mudar os rumos da sua carreira. Sair do padrão e dar uma nova guinada, agora à frente do popularesco “Que Venha o Povo”.
Casemiro então ganhou carta branca da emissora do galinho, como é conhecida a TV Aratu (devido ao desenho contido em sua logomarca), e tirou do papel um projeto recém-formulado. O de um programa onde ele pudesse opinar e interagir com o público propriamente dito. Apesar do medo, Casemiro encarou o desafio e saiu ovacionado pelos amigos e colegas da antiga casa. Hoje o apresentador é sucesso absoluto à frente do QVP, o programa que tem a cara da Bahia. Com um jornalismo popular, o programa dá ao apresentador liberdade para falar e ajudar o povo.
Apesar das críticas recebidas, Casemiro segue em frente com o seu jeito populista, sempre pronto a ajudar o baiano. Seja no “Que Venha o Povo”, seja no “Casemiro no Ar’’ (programa que ele apresenta na rádio Tudo FM), ou no dia-a-dia, Casemiro é um cara do povo. Prestes a completar 53 anos de idade e com 31 anos de carreira, Casemiro espera que surjam novos desafios que o
proporcionem crescimento profissional e humano.
E se alguém quer saber de quem é a culpa, ele não fica em cima do muro, vai direto ao assunto. Com uma linguagem fácil, objetiva e direta, Casemiro possui desde o início da profissão, o dom da palavra que convence. A serenidade e a firmeza com que ele faz as suas críticas aparece como outro diferencial na comunicação com todas as classes sociais. Ousadia, criatividade e muito profissionalismo simbolizam a sua trajetória de sucesso e de respeito entre colegas de trabalho, artistas, autoridades e do público em geral.
(Agradecimentos a Fernanda Figueiredo)
Por hoje é só! Espero que vocês tenham gostado. Na próxima quinta-feira estaremos de volta com mais Histórias de Vida. E não se esqueça que você pode ajudar a escolher o próximo homenageado. Mande um e-mail para a nossa equipe: contatotvtotal@hotmail.com.