sábado, 21 de abril de 2012

Confira a chamada do "Roda a Roda", apresentado por Liminha e Patrícia de segunda a sexta, no SBT:

A partir da próxima segunda, dia 23 de abril, o game-show ''Roda a Roda'', apresentado aos domingos por Silvio Santos, passa a ser exibido diariamente (menos aos sábados), às 18h30. A atração terá comando de Patrícia Abravanel e Liminha como seu assistente de palco. Silvio Santos deve seguir no comando da atração aos domingos. Confira a chamada:

'Fui radical e estou pagando por isso', afirma autor de ''Máscaras'':

Nova novela da Record, ''Máscaras'' fugiu do "esquemismo" que tomou conta da televisão. Apostou em uma narrativa "radical", em que um leque vai se abrindo lentamente, apresentando as tramas e os personagens sem pressa.

A inovação de Lauro César Muniz está saindo cara. Máscaras estreou com média de 11 pontos na Grande São Paulo, mesmo índice de sua antecessora, ''Vidas em Jogo''. Mas, ao contrário da novela de Cristianne Fridman, não decolou nos capítulos imediatamente seguintes. Na média dos seis primeiros capítulos, tem nove pontos em SP. ''Vidas em Jogo'' cravou 12.

Apesar da queda, Muniz diz que não pretende alterar nada na história de ''Máscaras'' pelo menos até o 40º capítulo. Mas já estuda uma forma de acelerar a narrativa. E avisa: máscaras vão cair mais cedo.

A seguir, entrevista exclusiva com o autor:

R7 - O sr. esperava algum estranhamento por parte do público?

Lauro César Muniz - Esperava, claro. Subverti o formato tradicional.

Não é a primeira vez que abro uma novela assim. Fiz pela primeira vez em ''Escalada'' (1975), e desde então sempre fiz o capítulo inicial como se fosse um teleteatro com força e poder em si. Em ''Máscaras'', eu radicalizei, adotei uma estrutura de leque, ou seja, não apenas o primeiro capítulo não se abria para outros núcleos, como também os seguintes, sempre abrindo vagarosamente até chegar ao capítulo em que todos os personagens se encontram no navio.

Acreditei que a trama forte e instigante segurasse o telespectador. Houve uma perda de uns 20%. Muito grande.

R7 - Na sua opinião, por que a audiência de ''Máscaras'' caiu?

Muniz - Estou fazendo uma avaliação inicial. É uma novela com temas muito fortes: depressão pós-parto (DPP), um sequestro com bebês envolvidos, uma garota morrendo com câncer, uma festa de descasamento. Não acenei para a alegria e a felicidade. Fui radical e estou pagando por isso.

R7 - O público de novela é muito conservador?

Muniz - O público gosta de novidades, mas tantas foram as novelas de fácil comunicação, esquemáticas, simples demais, que os telespectadores tomaram o formato como padrão. Todos parecem querer ver a mesma coisa sempre, mudando um pouco a história mas mantendo sempre o maniqueísmo. Há exceções, claro. Mas não pesam pela avalanche de histórias simples demais.

''Máscaras'' está contra a corrente dos mais acomodados, está mexendo um pouco com o universo dos telespectadores. É bom que isso aconteça, mas nós temos que ter paciência.

R7 - Estão sendo tomadas medidas para alavancar o ibope da novela?

Muniz - Eu já ultrapassei o capítulo 40. Não vou mexer em nada até aí. Seria desorganizar uma história que está bem amarrada.

A novela vai reagir. Calculo umas duas semanas ainda. Há que fazer alguns acertos (sempre normais) com relação à realização que ainda grava capítulos mais baixos: acelerar o ritmo das cenas, buscar mais dinamismo, cuidar de alguns detalhes no visual.

R7 - Vai haver mudanças na trama e na narrativa?

Muniz - Só a partir do capítulo 40. Trata-se de uma trama policial rigorosa. Mudar a trama seria fatal. Quanto à narrativa estou discutindo com meus companheiros de trabalho um formato ligeiramente mais explícito, para um público menos habituado aos thrillers (histórias policiais). Vou desmacarar alguns personagens mais cedo, esclarecer um pouco mais os enigmas (máscaras), fazer temporariamente algum balanço para o telespectador mais passivo.

Confio plenamente na percepção da grande maioria do nosso público. Tenho testado, conversado com pessoas mais simples, estão entendendo tudo, estão curiosos, querem saber o desenrolar da trama.

Vai dar certo!

(Daniel Castro)

Igrejas ocupam 43 horas semanais na Band e enchem os cofres da emissora:


Não é só a Record ou RedeTV! que faturam muito com venda de horários para igrejas, a Band caminha no mesmo rumo. De acordo com o jornalista Lauro Jardim, da Veja, a partir de maio a Band passará a faturar 23 milhões de reais por mês com a venda de espaço na grade para evangélicos. São 276 milhões de reais por ano, quase um terço do que a emissora fatura no período. Somados, os programas do apóstolo Valdemiro Santiago, do missionário R.R. Soares e, agora, a nova atração do pastor Silas Malafaia ocuparão 43 horas semanais no canal.

Santos ataca Globo por antecipar jogo da Libertadores:

O Santos não gostou em nada da antecipação da sua partida pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O presidente do clube, Luís Álvaro de Oliveira, chegou a dizer que teme uma eliminação precoce ou até mesmo a integridade física de seu maior craque, Neymar. A Conmebol marcou o jogo contra o Bolívar (BOL) para esta quarta-feira (25), enquanto o arquirrival Corinthians joga só na próxima semana. 

– A empresa que transmite corre sério risco de matar a galinha dos ovos de ouro. É evidente que a manutenção do Neymar no Santos representou um acréscimo de público e atenção de todo o continente. Ele que foi eleito o melhor das Américas pelo desempenho da Libertadores no ano passado. Um risco de contusão do Neymar ou uma derrota do Santos representa uma derrota para todos os envolvidos – atacou o mandatário santista.

A Conmebol antecipou o jogo do Santos atendendo a um pedido da Globo e da Fox Sports, que planejam transmitir os dois jogos. O Corinthians enfrenta o Emelec, fora de casa, na primeira partida das oitavas.

O técnico Muricy Ramalho parecia prever que isso iria acontecer e logo após a vitória de quinta-feira sobre o The Strongest pediu para que o Santos não jogasse já nesta quarta-feira. O time encara o Mogi Mirim, neste domingo, pelas quartas de final do Campeonato Paulista.

– Vou fazer um pedido para a televisão para não ter esse jogo semana que vem. Era bom todos os times, não só o Santos, ter um tempinho para se preparar para a próxima fase. Peço para a televisão colaborar uma, perde uma. Já ganha todas, né? A gente precisa da televisão, tem aquele negócio de pagar e tal, mas dá um tempo, meu.

Agora sem alternativas, resta ao Santos se preparar para a maratona de jogos decisivos. Como já fez outras vezes no Estadual, Muricy pode poupar seus principais jogadores.

Globo pede que CBF mude data e horários de jogos. Entenda:

A Rede Globo pediu à CBF para fazer mudanças nos dias e horários e partidas de alguns jogos do Campeonato Brasileiro para que não alterasse sua grade de programação.

Com a alteração, três partidas do Corinthians deixarão de ser transmitidas pela TV aberta em São Paulo, informou a Folha de S. Paulo.

O São Paulo também enfrentará consequências com as mudanças de horário e data. Um jogo do time perderá espaço na programação da TV aberta de São Paulo. O clube enfrentaria o Fluminense no dia 8 de agosto, às 21h50, mas a partida foi transferida para a quinta-feira (9/8), às 20h30.

Palmeiras e Santos receberão mais espaço na grade de programação regional, sendo que cada um dos clubes terá duas partidas a mais transmitidas pela TV.

“Este é um procedimento corriqueiro em todos os campeonatos para ajuste dos jogos que serão transmitidos. As mudanças sempre são feitas em função de todas as plataformas de exibição para as quais os clubes vendem os direitos: TV aberta, tv por assinatura e PPV”, esclareu a Central Globo de Comunicação.