domingo, 20 de maio de 2012

Relembre o "Programa Livre", apresentado por Serginho Groisman no SBT:

Se depender de Alexandre Frota, diretor de novos projetos do SBT, o “Programa Livre” volta já! Uma das prioridades do fortão é ressuscitar a atração comandada por Serginho Groisman no canal de Silvio Santos.

A ideia é que a atração volte a ocupar as tardes da emissora. Depois de vários testes, Frota teria escolhido André Vasco, apresentador do “Astros”, para comandar a produção.

Enquanto o plano do diretor não sai do papel, o Famosidades revirou o baú do Era Uma Vez para relembrar a atração que tornou Groisman o comunicador mais bem sucedido com os jovens brasileiros.
Divulgação/SBT
O “Programa Livre” estreou no SBT em 19 de agosto de 1991 como parte das comemorações dos 10 anos do canal de Silvio Santos. O projeto foi um dos 10 presentes que o empresário prometeu aos telespectadores para comemorar a primeira década da emissora.

Além de apresentador, Serginho Groisman foi um dos idealizadores do programa. O jornalista já trabalhava com o público jovem. Ele criou um formato inovador onde os convidados ficavam expostos a curiosidade de um público que não tinha medo de fazer as perguntas mais incômodas.

Rodrigo Scarpa, o Repórter Vesgo do “Pânico”, e o ex-CQC Danilo Gentili, apresentador do “Agora é Tarde” da Band, já foram um dos jovens curiosos da plateia. Veja a abaixo imagens da dupla fazendo uma pergunta para um dos convidados do programa. Fala garoto!
Reprodução/SBT

Hebe Camargo foi a primeira convidada da atração. Em entrevista ao “Festival SBT 30”, Groisman contou que sua ida para o canal ocorreu graças à loira. “Ela assistiu ao programa que eu fazia na TV Gazeta e me convidou para fazer aquilo que eu fazia lá no programa dela”, lembrou.

Silvio Santos gostou tanto da ideia que resolveu contratar o apresentador. Astros da música nacional e internacional passaram pelo palco do projeto, assim como artista da TV, do teatro, do cinema, atletas e políticos. Nomes como Jon Bon Jovi, Ricky Martin, Sandra Bullock e o ex-presidente Fernando Collor de Mello sentaram na cadeira do programa para serem sabatinados pelos jovens brasileiros.

Pelo fato de o microfone estar sempre aberto a plateia, alguns convidados passaram por saias justas. O ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, por exemplo, bateu boca com um jovem; Mara Maravilha ficou chateada com o fato de um integrante da plateia abrir um pôster seu nua na “Playboy” durante a atração e Roberta Close cogitou ir embora após a primeira pergunta sobre sua operação para troca de sexo.

Nomes como Skank, Chico Science, Cássia Eller e Charlie Brown Jr. fizeram sua primeira aparição na TV na atração comandada por Serginho.

Em 1999, o apresentador assinou contrato com a Globo e deixou o comando do projeto. O jornalista convidou os amigos do Titãs para se apresentarem na sua despedida.
Reprodução/SBT
Reprodução/SBT
Para ocupar a vaga de Serginho Groisman, Silvio Santos escalou o elenco do canal para se revezar à frente do programa que era exibido de segunda à sexta. Ney Gonçalves Dias, Márcia Goldschmidt, Lu Barsotti, Christina Rocha e Otávio Mesquita apresentavam a atração em determinado dia da semana. Foi assim de outubro de 1999 até janeiro de 2000 quando a emissora conseguiu tirar a VJ Babi da MTV.

Com a estreia dela, o “Programa Livre” passou a ser exibido à 0:30 para ocupar a vaga de Jô Soares. Ele também havia migrado para a Globo. Pouco tempo depois, a atração foi transferida para os sábados à tarde. Daí em diante, o projeto mudou de dia e horário diversas vezes até sair de vez do ar em dezembro de 2001.

(MSN)

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui! Sua opinião é importante para nós.