quarta-feira, 9 de maio de 2012

"Todo mundo espera alguma coisa de um sábado à noite", mas e no SBT?


De encontro ao entusiasmo apresentado pelos críticos diante do anúncio de possíveis investimentos do SBT na grade de sábado. É assim que vai a minha modesta opinião. De encontro a tudo isso.

Uma coisa é investir numa faixa e, consequentemente, no público que está na frente da televisão nesse horário. Outra coisa (bem diferente) é desperdiçar bons produtos em horários e dias da semana impróprios, inoportunos.
É o cado do "Esquadrão da Moda", apresentado com maestria por Isabella Fiorentino e Arlindo Grund, que, depois de um período de férias, retornou à grade da emissora no mesmo horário de sua primeira exibição (às 20h30), mas num dia completamente diferente: o sábado.

O que os diretores, não só do SBT, mas de todas as emissoras, precisam entender é que o público de sábado é diferente do público de segunda a sexta. Talvez não seja o público em sim, mas o interesse desse público naquele dia da semana. Enquanto o domingo, na grande maioria dos casos, é aquele dia em que as pessoas se reúnem em família na frente da TV em busca do entretenimento oferecido pelos dominicais, aos sábados (principalmente à noite) é um dia de ''festa''.

Lançar um programa de moda num horário em que o povo procura diversão não é uma boa estratégia. É um tiro no pé, eu diria. Prova disso são os baixos índices alcançados pelo "Esquadrão", que logo quando surgiu (às terças-feiras) era vice-líder quase toda semana. E hoje amarga números entre 3 e 4 pontos.
O mesmo, infelizmente, parece que irá acontecer com o "Super Nanny", caso ele seja realmente lançado às 21h30 de sábado, conforme as especulações. Colocar um programa que é altamente educativo, recomendado para pais e filhos assistirem juntos, nessa faixa é um despropósito. O resultado de tudo isso é o desgaste das atrações. Que tem potencial para consolidar vice, mas desde que sejam colocados em dias e horários adequados.
Por fim, além de apontar o problema, eu trago uma sugestão. O "Uma Hora de Sucesso" é excelente para os sábados à noite. É música, é diversão! Mas sabe qual foi o problema? Em 2010, se não me engano, o programa retornou à grade do SBT em uma temporada mal sucedida, atingindo audiência muito baixa. Desta vez, o problema talvez nem tenha sido o horário de exibição, mas sim as reprises. A atração voltou trazendo reprises de shows, ai não vingou - o que era de se esperar.

O telespectador quer novidades! Inovação, diversão e conteúdo. Talvez o "Uma Hora de Sucesso" com shows inéditos fosse uma boa pedida. Caso contrário, só nos resta esperar pela estreia do "Circo Eletrônico", que tem a ''missão'' de reerguer a emissora de Silvio Santos aos sábados e, quem sabe, ajudá-la a consolidar a vice durante todo o final de semana. Já que aos domingos as atrações da casa sempre se saem muito bem.

As opiniões são do colunista Lerroy Tomaz (@lerroyt) e que não representam, necessariamente, a opinião do Blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui! Sua opinião é importante para nós.